Passo 2 foi comprar um carro. Aqui (como na maioria das cidades aqui nos Estados Unidos) não dá para ficar sem carro. Os lugares são longes uns dos outros, muitas freeways e o sistema de transporte público não é lá essas coisas (bom comparado com o Brasil, mas não te leva a todos os lugares).
O difícil é escolher um modelo. São tantas opções... Ainda mais para um geminiano como eu (quem também é vai entender! rs)
Bom, a primeira decisão importante é saber se você quer um carro usado ou um zero quilômetro. Mais vale um gosto do que um desgosto... ;)
Um carro 0km tem a vantagem de ser novo, ter cheiro de novo, garantia da concessionária, mas ao mesmo tempo mais caro. Além disso, a desvalorização de um carro novo aqui pode chegar até a 40%
no primeiro ano...
Um carro usado já foi de alguém, nunca se tem certeza de como está o motor (apesar de que aqui, as garantias de fábricas geralmente são de 5 anos ou 100 mil milhas, o que ocorrer primeiro, independente se as revisões foram feitas em concessionárias autorizadas - BEM diferente dos critérios Brasileiros), mas ao mesmo tempo, pelo mesmo valor de um carro básico 0km, dá pra comprar um carro melhor. Além disso, para vender um carro usado aqui nos Estados Unidos, a loja é obrigada a trocar os quatro pneus, a bateria, além de ter que fazer uma revisão completa. Também é exigido que eles reportem qualquer incidente grave que o carro possa ter passado (não só incidente com a lei - usado em fuga, por exemplo - mas também acidentes cujo valor de reparo ultrapassem os 750 dólares, pois esses têm que ser reportados para o DMV - equivalente ao DETRAN).
De novo, vale a pena usar a opinião de amigos (para quem tem a sorte de já conhecer alguém que mora aqui). Todos me indicaram uma loja que chama Carmax (clique aqui para conhecer o site). Essa loja é extremamente confiável, tanto para comprar quanto para vender um carro usado. Acessando o site, dá para se ter uma ideia do valor aproximado do modelo do carro que você gostaria de comprar.
Tendo tomado essa decisão (optei por um usado), é hora de escolher o modelo. Essa parte é muito difícil!!!! Tem que se pensar muito bem para não tomar uma decisão equivocada. Por exemplo, estava bem inclinado em comprar um carro conversível, somente de 2 lugares. Mas como iria fazer para ir ao supermercado? E para quando amigos/família vierem visitar? Acabei optando por um SUV com teto solar.
Acabei achando o modelo perfeito (Mazda CX-7 - vejam na foto abaixo) em uma loja que fica ao lado da Carmax mais perto da minha casa. O passo agora é concretizar a compra.
Para começar, o carro não pode ser comprado integralmente em um cartão de débito ou de crédito. Caso você já tenha aberto sua conta nos Estados Unidos (esse passo vai ser descrito no próximo post), você pode usar um cashier's check, que nada mais é como um cheque que o banco passa no seu nome e retira o valor da sua conta. No meu caso, ainda não tinha conta aqui, então tive que sacar todo o valor em cash! (muito cuidado nessa hora pois, apesar de ser BEM mais seguro aqui do que no Brasil, andar com muito cash não é bom). Para conseguir sacar todo o valor, tive que fazer múltiplos saques no caixa eletrônico (ATM) e em diferentes dias, pois há um limite diário para saques nos ATMs.
Ufa! But there's one more thing (Stevenote rs)! Vários papéis para assinar depois (graças a Deus o gerente financeiro da loja foi paciente em explicar o que era cada documento), fico sabendo que o carro não pode sair da loja sem seguro, porém você só consegue fazer o seguro caso tenha Social Security (como CPF - também a ser explicado no próximo post). Consegui negociar com o gerente da loja que eles iriam fazer o seguro para mim no primeiro mês e depois eu ficaria responsável pelos outros meses.
Finalmente chegou o grande momento de pegar o carro. Quem já comprou um carro na vida e teve a sensação de ir numa concessionária e sair dirigindo o seu carro entende como é... Não tem preço que pague a sensação de sair dirigindo seu veículo! Rsrsrs...
O carro, por ser usado, já vem emplacado, porém a loja coloca um documento no para-brisa que é o registro temporário do carro, que você pode tirar quando chega, pelo correio, o registro definitivo. Daí é só aproveitar os prazeres que um carro "novo" dá!
Ai nao vejo a hora de andar na sua Ferrari hahahah. Será que alguém já derramou cerveja nele?
ResponderExcluirBjo Bibiela
Oi Bibiela! Logo menos, logo menos... ;) E pode ter certeza que ninguém derrubou cerveja não... Bjos Ma
Excluireeeeeeeeeeee ADOREI !!!!!!
ResponderExcluirOi, que bom Gabi!!!! E o seu projeto, está ongoing? Quero ver!!! Bjo
ExcluirImagino sua tamanha dificuldade para escolher o carro, geminianos sofrem e eu entendo bem disso rs!!!
ResponderExcluirQuero passear no seu mustang logo!
Beijos
Sté
Oi xuxu! Como boa geminiana, vc sabe mesmo! No seu caso, vc não teve que escolher, né? Rs... To esperando vc aqui pra passear! Bjo grande e sdds!
Excluir