domingo, 29 de abril de 2012

Passo 1: Encontrando um lugar para morar

Bom, conforme prometido, vou compartilhar com vocês como foi minha experiência de mudar para uma cidade que eu nunca tinha visitado, ainda mais em outro país!
O primeiro passo é achar um lugar para morar. Tenho uma amiga que se mudou para San Diego há uns 4 anos e me deu várias dicas. Portanto, a primeira coisa que eu recomendo é que, se possível, vocês possam conversar com alguém que mora/morou no mesmo lugar. ;) O lugar escolhido foi algum lugar perto de La Jolla/UTC (University City).
Nessa região fica localizada a UCSD (University of California San Diego), por isso há vários complexos (condomínios) com apartamentos pequenos, aconchegantes e que proporcionam várias comodidades como piscina, hot tub, garagem coberta etc. Além disso, há muitas coisas úteis perto, como supermercados (Ralph's, Vons e Whole Foods), lojas de departamento (Sears, Macy's), bancos (Chase, Bank of America, Citibank) etc.

 
Ela me indicou também, para começar, o site rent.com. Nesse site você pode colocar o endereço e outros parâmetros de busca e ter uma ideia de quanto pagaria em aluguel em cada uma das localidades disponíveis no site. Outro amigo fiel nessa etapa foi o google maps. Sempre colocava o endereço do escritório e o endereço do complexo em questão para ver a distância que teria que percorrer todo dia!
Finalmente, antes de conhecer os apartamentos, tenha uma lista de prioridades que vocie gostaria de ter em casa, como lavanderia dentro do apartamento (alguns condominios possuem somente lavanderia comunitária), qual andar (todos que visitei possuem apartamentos no térreo), limite de vagas por apartamento (alguns limitam a 1-2 carros, outros possuem vagas ilimitadas) e até se bate sol de manhã ou de tarde.
Conhecendo os apartamentos é um mundo a parte. Como eu já tinha uma pré-lista de condomínios que eu gostaria de conhecer e minhas prioridades, fui procurando quais satisfaziam minhas necessidades, agradavam meu bolso e tinham um apartamento disponível para mudança praticamente imediata.
Após visitar 3-4 complexos, cheguei ao escolhido! Com 2 piscinas, 2 hot tubes, último andar, face oeste, lavanderia comunitária, 1 dormitório com varanda, depósito na varanda, vagas ilimitadas (posso receber visitas quando quiser!). A única "desvantagem" é que não tenho elevador, portanto toda mudança teve que ser feita pelas escadas, e são dois lances. Quando você está acostumado com elevador, isso não é nada bom... rsrs... Toda ida ao supermercado acaba em um exercício forçado... hahahaha... Mas depois de um certo tempo acaba-se acostumando com as escadas ;)
Por último, como não tenho história de crédito no país, tive que deixar um depósito referente a um mês de aluguel. Portanto, lembre-se sempre de contrar com esse dinheiro "extra" na hora de alugar um apartamento. Não é necessário fiador, esse depósito é suficiente para cobrir quaisquer inconvenientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário